segunda-feira, 14 de maio de 2012

Propostas de trabalho


Abordagem PSICOSSOMÁTICA e JUNGUIANA

O interessante da abordagem psicossomática é sua busca de uma compreensão biológica, psicológica e social do fenômeno da doença ou de qualquer comportamento.
Assim, o ser humano tem uma visão mais integral do seu processo e dá para afirmar que 100% de chance de cura ou de possibilidade de autoconhecimento dentro do que for seu potencial pessoal e o fio de sua existência possibilitar.
O processo terapêutico é geralmente realizado em sessões de uma hora, uma vez por semana. O atendimento é personalizado e o tempo da sessão e a freqüência podem ser manejados para o melhor atendimento do paciente. É a subjetividade do paciente e seu desenvolvimento pessoal que vão orientar o meu trabalho enquanto terapeuta.

Orientação Profissional

O processo de orientação profissional que proponho consta de 4 a 5 sessões realizadas dentro do consultório e algumas vezes um ou dois encontros realizados fora da situação de consultório.
A proposta é num primeiro momento busco junto ao cliente levantar seu histórico pessoal e características pessoais. Se o cliente se interessar calculo seu mapa astral e investigamos as indicações astrológicas existentes para a vida profissional do cliente. Depois, fazemos um "tour" pelas profissões existentes no mundo. Num terceiro momento pensamos no que pode ser sua vocação profissional e levantamos juntos algumas opções para investigação.
O quarto passo do processo é entrevistar profissionais das áreas selecionadas, algumas vezes visitar locais de trabalho almejados, e investigar as faculdades existentes de forma real e objetiva, algumas vezes fazendo também visitas aos locais das faculdades.
O último momento é uma análise da situação e do processo, feita tanto com o cliente como com sua família.

Terapia Breve

A terapia breve é focal. Trabalhando com um objetivo determinado, ela visa obter resultados para o paciente.
Minha experiência pessoal é que funciona e terapeuta e paciente trabalhando juntos numa determinada direção acabam obtendo resultados positivos.

Sandplay

O sandplay é uma técnica expressiva e bastante lúdica.
Ele é constituído por uma caixa de areia retirada da praia , higienizada , peneirada. Essa areia pode ser usada para o paciente desenhar e também para alojar as miniaturas dispostas na estante. Com esse conjunto, o paciente pode expressar através de uma linguagem plástica e de certa forma lúdica uma questão que está sendo trabalhada na terapia.
A técnica possibilita insights e parece ser muito relaxante para o paciente.

Nenhum comentário: